sábado, 2 de julho de 2011

Uma questão de etiqueta



As rotas da cerimónia demoram a decorar. Sinuosos trejeitos, tiques vários, a apicultura pobre da decência que espalha por todo o lado o seu fedor a urina queimada, poses impotentes e pormenores orbiculares. Era difícil manter-se em pé, quanto mais fixar a existência na fotogenia do impasse. Mas tinha de ser assim. As ordens tinham sido muito claras.
Quando Flectil, o mordomo, desapareceu por detrás daquilo que parecia ser a entrada de uma cave, uma luz muito intensa e árida incendiou o convidado. Através de um sistema de som cuidadosamente instalado na sapiência sórdida da casa, pôde escutar a voz da condessa cumprimentando-o e depois algumas breves instruções sobre como deveria dirigir-se até à sala de jantar. O caminho teria de forçosamente perscrutar o critério escrupuloso dos seus passos e estes o da cadência constante, caso contrário, um passo ou uma nota em falso e os meros 30 metros que separavam a entrada da sala de jantar decuplicar-se-iam, sem mais.
A extravagância aumenta a potência dos espelhos e fere a matemática formal. À medida que o convidado avançava pelo longo corredor que separava o ponto de partida do local onde o esperava a condessa e o acaso, a sua indispensável correcção muitas vezes escorregou no desejo de a possuir contra todas as paredes daquela casa, o seu rosto mergulhou nas piores inadequações dos sentidos, a sua firmeza triste e encenada foi punida pela inconveniência da antecipação.
Mais de 10 horas depois e a pouco menos de 7 metros da porta da sala de jantar, o convidado mostrou-se incapaz de prosseguir e perguntou se seria possível parar e masturbar-se. A voz considerou, com a desfaçatez das vozes gravadas. Depois, desatou a rir e voltou a falar das regras estritas do jogo, dos 30 metros famosos por se decuplicarem, da necrodinâmica da precisão.
O convidado achou tudo muito estranho e imediatamente a seguir resolveu correr e começou a despir-se e a correr para a porta aberta da sala.
Ao quinto segundo tropeçou numa qualquer desvantagem funcional, fez uma pirueta inútil no ar e ao pouco que pôde ver ainda não conseguiu dar palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário